Apanha de cogumelos pode render 40 mil euros

A apanha de cogumelos movimenta cerca de três mil pessoas em Vila Pouca de Aguiar, das quais 50 a 80 são apanhadoras comerciais, e pode render perto de 40 mil euros.

Duarte Marques, da Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar (Aguiarfloresta), diz que, quer seja para consumo ou venda, a quantidade de cogumelos recolhidos nesta época de outono pode atingir as quatro toneladas.

A Aguiarfloresta, que também tem equipas no terreno a fazer a apanha deste produto, funciona como um centro de recolha de onde se faz a distribuição, quer seja para consumidores finais, restaurantes ou para exportação.

Para promover uma apanha sustentável e a melhor identificação e classificação dos cogumelos silvestres, a associação promove várias ações de formação que decorrem no outono e primavera.

Este fungo vai estar em destaque entre os dias 19 e 21, numa iniciativa que decorre em Vila Pouca de Aguiar e que está inserida no projeto Economountain, que a Aguiarfloresta está a implementar no concelho.

No dia 19, no decorrer do workshop «Alimentação e Biodiversidade», vão ser debatidas formas de valorizar os cogumelos silvestres, nomeadamente na gastronomia e na inovação em novos pratos.

No dia a seguir decorre uma oficina de cozinha, sob orientação do chefe António Alexandre, onde os participantes são convidados a colaborar, a discutir o que se vai fazendo, sugerir alternativas, confrontar com o que são os seus hábitos de cozinha e a provar e discutir os resultados.

Depois, no último dia, decorrerá um passeio, almoço e workshop prático centrado na temática da castanha e cogumelos, em que se falará sobre o aproveitamento de madeira para se poder produzir em casa este fungo.